Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Porto cidade de oportunidades

 
Porto cidade antiga.

Pois se até é verdade que foi “daqui que houve nome Portugal!...”

É nobre, cidade capital do trabalho e de gente de cultura.

Cidade cosmopolita e moderna.
 
Cidade de muitas pontes: para a travessia do rio Douro, ao longo dos tempos sucederam-se a Ponte das Barcas, inaugurada em 1806 (já não existe), a Ponte Pênsil ou D. Maria II, inaugurada em 1843 (já não existe), a Ponte Maria Pia, inaugurada em 1877 (desativada), a Ponte Luís I, inaugurada em 1886, a Ponte da Arrábida, inaugurada em 1963, projeto do engenheiro Edgar Cardoso, que seria responsável igualmente pela Ponte de S. João, inaugurada em 1991, a Ponte do Freixo, inaugurada em 1995 e a Ponte do Infante D. Henrique, inaugurada em 2003, são as travessias que unem, ou já uniram, as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
Nesta cidade, foi realizado o primeiro filme do cinema português, na Rua de Santa Catarina em 1896, por Aurélio Paz dos Reis e chamava-se Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança.
 
Locais a não perder numa visita à cidade
 
O Centro Histórico do Porto, Património Cultural da Humanidade, desde 1996, após a Unesco classificar o local como “de valor universal excecional, testemunho do desenvolvimento de uma cidade europeia que, ao longo dos últimos mil anos, se voltou para o oeste para enriquecer as suas ligações culturais e comerciais".
 
Cidade com o único parque urbano da Europa, com frente marítima.
 
A Sé Catedral, a imponente Sé do Porto, concluída no século XIII.
 
O Palácio da Bolsa, exibindo uma imponente fachada neoclássica, construído no século XIX, cujo motivo de maior atração é o Salão Árabe.

A Torre dos Clérigos, torre sineira de estilo Barroco, concluída em 1763, domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do género no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas.

O Museu de Serralves, rodeado por vastos jardins usados para eventos ao ar livre, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves ocupa um moderno edifício projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

A Casa da Música, projetada para o evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, a Casa da Música é uma dinâmica e moderna sala de concertos dedicada à criação e celebração da música, edifício criado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas.




O Porto é um dos destinos turísticos mais antigos da Europa e beneficia de uma localização geográfica privilegiada, complementada por uma moderna rede de comunicações e transportes. A riqueza do seu património monumental e artístico, o Vinho do Porto, os vastos espaços dedicados ao lazer e a sua vida cultural convidam a visitar esta cidade contemporânea e criativa, mas que mantém o seu conhecido carácter hospitaleiro. (http://visitporto.travel)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário