Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A reabilitação do Mercado do Bolhão

- Porto -  






Não há muito tempo de visita a Barcelona, entre os muitíssimos locais de interesse visitados houve um que pelo seu aspeto popular e de “romaria” me atraiu, o mercado municipal Sant Josep de La Boqueria, aquele movimento, aquela vida, tanto turista, tanto negócio …
Vem esta lembrança a propósito do que li algures sobre a ideia lançada por alguns comerciantes do mercado municipal do Bolhão, que admitem lançar um peditório a nível europeu, para evitar a ruína deste local, tão emblemático da cidade do Porto.
Se os políticos desta terra, conhecessem La Boqueria, certamente constatariam das grandes potencialidades, de uma das grandes joias da cidade.Depois de recuperado, porque não criar um pequeno circuito turístico que incluiria como ponto principal e de partida, o Bolhão e em seguida toda a zona envolvente conhecida pela quantidade de lojas tradicionais dedicadas a produtos alimentares, chamadas mercearias finas, algumas com fachadas de reconhecido valor arquitetónico, tais como a «Pérola do Bolhão», «Casa Chinesa», e muitas outras, terminando no «Café Magestic», com um bom café à moda do Porto.


Então, não diríamos que em Barcelona se faz e no Porto se organizam grandes seminários e grandes debates …



Sem comentários:

Enviar um comentário