Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

sábado, 4 de novembro de 2017

Ponte D. Maria Pia, faz 140 anos

- Porto e Gaia -



É considerada como uma das maiores obras-primas executadas por Gustave Eiffel (1832-1923) e Théophile Seyrig (1843-1923).

A Ponte de D. Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária por onde passava a «Linha do Norte» sobre o rio douro e que liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Liga o monte do Seminário, no concelho do Porto e a Serra do Pilar, no concelho de Vila Nova de Gaia.

É uma ponte em estrutura metálica. Foi a primeira ponte em que os apoios intermédios foram substituídos por um arco, que então era o maior no mundo, motivo pela qual esta estrutura foi considerada uma das mais arrojadas para a época.

A ponte foi batizada de D. Maria Pia em honra da esposa do Rei D. Luiz I, a rainha D. Maria Pia de Saboia.

Foi substituída pela Ponte de São João, projetada pelo Eng.º Edgar Cardoso (1913-2000) e inaugurada em 24 de junho de 1991.





Datas importantes:

É dado início à sua construção em 5 de janeiro de 1876.
É inaugurada em 4 de novembro de 1877.
É classificada como Monumento Nacional em 26 de fevereiro de 1982.
É classificada pela American Society of Engineering (ASCE) como Internacional Historic Civil Engineering Landmark em 1990.
É encerrada em 24 de junho de 1991.
É considerada pelo jornal The Guardian como uma das 10 mais belas pontes do mundo em setembro de 2013.

Em 2009 teve a última intervenção de obras de restauro.


A utilização atual da Ponte D. Maria Pia é recreativa e cultural.


*

Este post e a Filatelia: 



Sem comentários:

Enviar um comentário