Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

terça-feira, 14 de abril de 2015

10º Aniversário Casa da Música

- Porto -


A Casa da Música situa-se junto da Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista), no Porto, local onde foi anteriormente a recolha e reparação dos carros elétricos.
Rem Koolhaas é o arquiteto holandês autor do projeto. A obra fazia parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura - Porto 2001 - no entanto a mesma só ficaria concluída em 2005.
A Casa da Música foi inaugurada no dia 15 de Abril de 2005, com um concerto dado pela Orquestra Nacional do Porto. No entanto, no dia anterior já se tinha realizado o primeiro espetáculo naquele espaço, um concerto com os Clã e Lou Reed.


Sala Suggia

Considerado o coração da Casa da Música, a Sala Suggia - assim batizada em homenagem à violoncelista portuense Guilhermina Suggia, expoente mundial do instrumento na primeira metade do século XX - serve de âncora a todo o edifício, permitindo que os principais percursos se desenhem à
sua volta. Com sete janelas que a ligam quer ao exterior quer a outros espaços, proporcionando diferentes ângulos de visão, é o único concert hall do planeta onde se pode tocar música exclusivamente com luz natural, suficiente para a leitura de partituras. Centenas de auditórios em todo o mundo optaram por ter aberturas, janelas, claraboias ou fenestrações de palco, mas nenhum chega à luminosidade deste.
A Casa da Música atrai visitantes dos mais variados pontos do mundo. É um ex-libris da cidade do Porto. A arquitetura do edifício tem sido aclamada internacionalmente.
Ao longo dos últimos dez anos, a Cas da Música recebeu 4.538.180 visitantes, organizou 408.860 visitas guiadas, acolheu 2.083.065 espetadores e participantes, realizou 2.358 concertos e promoveu 13.330 atividades culturais.
Diariamente há visitas guiadas ao edifício.

   
Fachada para a Av. da Boavista


Fachada para a Av. da Boavista e Praça Mouzinho de Albuquerque



Sala VIP (vista do exterior)


 
Fachada para a Praça Mouzinho de Albuquerque


  
Foyer nascente (vista do exterior)


  
Fachada para a Praça Mouzinho de Albuquerque e Rua 5 de Outubro


  
Fachada para a Rua 5 de Outubro


 
Fachada para a Rua dos Vanzeleres


     
Terraço do restaurante localizado na cobertura
com uma magnifica vista sobre a cidade (até Vila Nova de Gaia)

   

Sem comentários:

Enviar um comentário