Porquê Entre DOURO e MINHO ?


Porque, nasci numa cidade duriense das mais bonitas, Lamego. Porque, migrei para a cidade de Gaia, no início da década de 60, onde vivo a minha juventude, e permaneço até hoje. Porque, a partir da década de 90 divido a minha vida, com Cabeceiras de Basto.
É Entre DOURO e MINHO, porque complemento a minha vida com o rural duriense, o rural minhoto e o urbano, do litoral. Será desta grande região, tão diferente entre as suas gentes, mas tão NORTENHAS, que exporei uma das minhas grandes paixões - como amador e autodidacta - a fotografia, bem como escritos sobre esta tão vasta região...

_____________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Parque da Cidade

- Porto - 


O Parque da Cidade do Porto, previsto no Plano de Urbanização do arquiteto Robert Auzelle, nos anos 60, é da autoria do arquiteto Sidónio Pardal, cujo projeto iniciou em 1981.


O Parque da Cidade situa-se numa das zonas nobres da cidade do Porto, mais concretamente no limite norte onde confina com a cidade vizinha de
Matosinhos.
Foi inaugurado em 1993 - 1ª fase - e finalizado em 2002, com a construção da Frente Marítima.


É o maior parque urbano do país, ocupa um total de 83 hectares, composto por zonas de relvados, zonas arborizadas e quatro lagos.
O parque tem uma paisagem lindíssima, com lagos, flora e fauna, que se estendem até ao Oceano Atlântico.



No terreno, os elementos de pedra, provenientes de demolições de edifícios, e o arvoredo criam zonas muito aprazíveis, onde quem visita não se apercebe de estar numa zona onde a sua envolvente é o de uma área urbana, densamente povoada.  


Ao longo do Parque é possível caminharmos por uma longa rede de caminhos, com mais de 8 quilómetros.


Nos lagos do Parque, a água é a do lençol freático, e não a dos ribeiros existentes e muito poluídos, que foram desviados.
O Parque alberga uma variedade considerável de aves, o local de eleição para quem pretende observar aves dentro dum espaço urbano.


 ACTUALIZADO em 28-10-2015


Sem comentários:

Enviar um comentário